"Uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana." (Huizinga, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ed. Saão Paulo: Perspectiva, 2007)
De todos os brinquedos que a vida me deu, o que mais me cativou foi o de jogar com as palavras. O jogo se faz completo quando escrevo e alguém replica, quando replico o que escrevem... É na intenção de reunir jogadores e assistência, que meu blog é feito.



terça-feira, 8 de março de 2016

Eu canto a mim e a mil
canto mil vezes um milhão
para quebrar o silêncio pelo medo do tapa
e a angustiada escolha da roupa
canto por cada barriga contraída para a foto
canto por cada uma que foi chamada de louca
canto porque a fome e a miséria são mais nossas
canto porque nosso corpo não nos pertence
seja em terra, no ar ou levado pelas marés,
canto porque é injustiça
e violência
o que nos marca da cabeça aos pés.

contra o medo de viajar sozinha
contra o pavor de ser mãe de menininha


canto a mim e a mil e mil vezes um milhão
sou sua mãe, sua irmã, sua colega, sua esposa
e canto
por um dia em que um dia seja só mais um dia
e toda mulher possa ser livre e feliz

e cada maldade não seja atribuída à mãe
do filho da puta 
por um dia em que um dia seja só mais um dia
e possamos entoar mais cantos de alegria
com menos motivos para cantos de luta. 

Um comentário:

Unknown disse...

Prezada: Eli Macuxi, adorei e senti, sou mulher, nasci e cresci dentro do patriarcado mas graças ao feminismo me libertei, adoro seus poemas e poesias, sinto o sentimento enraizado dentro de cada palavra. Entretanto, peço seu email para uma proposta de participação em uma mesa no evento da Semana de História da UERR (https://www.facebook.com/IIsemanadehistoriadauerr/?fref=ts)
Obrigada.
Email para contato:
oliveira-jaqueline1989@hotmail.com
segundasemanadehistoriauerr@gmail.com